QMC Orgânica
A Química Orgânica estuda os compostos de carbono que não são inorgânicos (Ácido, Base, Sal ou Óxido) e estes compostos podem ser naturais ou sintéticos. Naturalmente, as substâncias orgânicas são a origem da vida, pois formam o DNA, mas também estão presentes desde as unhas até os fios de cabelo. Já as sintéticas, estão presentes em muitos produtos: plásticos, borrachas, nylon, etc.
A formação dos compostos orgânicos ocorre com a união de carbono (C) com outros elementos: Hidrogênio (H) (Maior freqüência), Oxigênio (O), Nitrogênio (N), Enxofre (S), Fósforo (P) e os halogênios (Grupo 17 ou família 7A). Há casos de ligação com metais, mas se restringem a compostos complexos que não são estudados no ensino médio. A classificação e nomenclatura são feitos de acordo com a combinação destes elementos e também com suas quantidades em cada molécula.
Como os átomos listados acima são não-metais, as ligações entre eles são chamadas de Covalentes, onde não há uma perda ou um recebimento real de elétron(s), mas sim um compartilhamento. O Carbono pode fazer no mínimo duas e no máximo quatro ligações, sendo que, caso existam quatro ligações, elas não podem ser feitas com um único átomo. Cada ligação é representada graficamente por um “traço” que liga os 2 símbolos dos elementos representados. Caso exista mais de uma ligação com o mesmo átomo, deve-se representá-las adicionando outro “traço”, paralelo ao primeiro, para cada ligação adicional. Segue na “Figura 1” a representação gráfica plana do Etanol (Álcool comum):
Figura 1:
(Fonte: Paint)
As ligações podem ser classificadas como Saturadas (Ligações simples) ou Insaturadas (Ligações Duplas ou Triplas). Da mesma forma que os compostos são classificados pelas suas ligações.
Exercício - O Etanol (Figura 1) pode ser classificado como Saturado ou Insaturado? Justifique.
____________________________________________________________________________________