OXIRREDUÇAO
Curso: Engenharia de Materiais
Química Analítica Experimental
Prof. Reginaldo Ferreira de Oliveira
Discentes: Cristina Esteves, Marianna Vieira e Rafaela Antunes
VOLUMETRIA DE OXIRREDUÇÃO - PERMANGANATOMETRIA
1) OBJETIVOS
Padronização de uma solução titulante: ;
Determinação do teor de em água oxigenada;
Determinação do teor de ferro em uma amostra de minério.
2) INTRODUÇÃO
Reações denominadas oxirredução são caracterizadas pela transferência de elétrons de uma espécie à outra. Sendo a variação de elétrons indicada pela variação do número de oxidação (nox) das espécies envolvidas. A espécie mais eletronegativa é a receptora de elétrons, sofre redução e é chamada de agente oxidante, portanto o seu nox diminui. Enquanto a substância doadora de elétrons é chamada agente redutor, e, conseqüente ocorre um aumento do seu nox.
As reações do tipo descrito acima podem ser utilizadas como método analítico titulométrico. Os métodos de volumetria de oxirredução dependem dos potenciais dos eletrodos envolvidos nas semi-reações: os reagentes devem ser estáveis no meio da titulação; e os estados de oxidação devem ser bem definidos e conhecidos antes da análise. Portanto esses métodos não se aplicam à determinação direta de elementos que se apresentam em um único estado de valência. Além disso, é necessário que seja possível padronizar a solução que será utilizada para a determinação da outra espécie, e que exista um meio apropriado para a visualização adequada do ponto final da titulação.
Os métodos de volumetria de oxirredução recebem nomes específicos, dependendo da substância utilizada para as determinações: permanganatometria, quando se utiliza o permanganato de potássio como titulante, reduzindo o Mn7+ a Mn2+; iodometria, quando as reações envolvem a redução do iodo, reduzindo-o de Iº a I-; e iodimetria, quando as reações envolvem a oxidação do iodeto a iodo.
A permanganatometria é o mais importante dos métodos