Info
Software Usado - O que é não ?
Software Livre
O software livre foi criado por Richard Stallman, no final dos anos 80. Este software permite ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. A forma usual de distribuição de software livre é anexar a este tipo de software uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível. O software livre é também conhecido pelo acrónimo FLOSS (do inglês Free/Libre Open Source
Um software é considerado como livre quando atende aos quatro tipos de liberdade para os usuários do software definidas pela Free Software Foundation:
0. Liberdade para executar o programa, para qualquer propósito;
A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades;
Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo;
A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie ;
O software livre é um programa em que o código fonte está disponível para que o utilizador possa alterá-lo com o fim de adequá-lo às suas necessidades e aos seus interesses.
Software proprietário
Ao contrário do software livre o Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação proibidos pelo seu criador ou distribuidor. Normalmente, a fim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar autorização ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será necessário, portanto, adquirir uma licença.
As empresas que produzem estes softwares proprietários normalmente costumam planear também as suas desactualizações de forma a poderem aumentar o número de vendas, as versões novas nunca são compatíveis com os formatos anteriores para obrigar a novos gastos. A Microsoft aos poucos tem tentado mudar o