Teoria Geral da Administração - Resumo
O termo administração vem do latim, ad (junto de) e ministratio (prestação de serviço),portanto, administração é uma ação de prestar um serviço. Atualmente, administração não é somente relacionado ao governo ou a condução de uma empresa, e sim todas as atividades que envolvem planejamento,organização, direção e controle. A tarefa básica da Administração é fazer as coisas por meio das pessoas, com melhores resultados. Em toda organização humana, busca-se o alcance de determinados objetivos com eficiência e eficácia.A Administração dirige o esforço dos grupos organizados. A tarefa da administração também é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, afim de alcançar tais objetivos de maneira mais adequada à situação.
Quando se pretende atingir as respostas e metas desejadas, para que o processo de troca satisfaça as partes envolvidas, a administração deve ser praticada.
"Administração é a aplicação de técnicas com o intuito de estabelecer metas e operacionalizar o seu alcance pelos colaboradores participantes das organizações a fim de que se obtenha resultados que satisfaçam as necessidades de seus clientes assim como às suas próprias. (CHIAVENATO, 1997, p. 10)"
A Administração é frequentemente tomada como sinônimo de Administração de Empresas. Porém, isto somente faz sentido se o termo empresa for considerado como sinônimo de organização, que significa os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. O adequado é considerar a Administração de Empresas subárea da Administração, uma vez que esta trata de organizações que podem ser públicas, sociedades de economia mista ou privadas, com ou sem fins