Oxidação
FERRO
Símbolo químico- Fe Número atômico- 26 Massa atômica- 56 u. m. a. É um metal de transição e faz parte do grupo 8B. É o quarto elemento mais abundante na crosta terrestre com aproximadamente 5% e entre os metais só perde para o alumínio.
Ferro
É um metal maleável Tenaz Coloração cinza prateado Apresenta propriedades magnéticas (até 770ºC)
TENDÊNCIAS DE CORROSÃO
POR ORDEM DECRESCENTE
Magnésio (Mg) é um dos metais que mais oxida. 2. Zinco (Zn) 3. Alumínio (Al) 4. Ferro (Fe) O ouro (Au) e a platina (Pt) são dos metais com menor tendência para sofrer corrosão
1.
Fluxograma do ferro
FONTE: WWW.EBAH.COM.BR
CORROSÃO DO FE
Conceito geral de corrosão:
Deterioração sofrida por um material geralmente metálico. São conseqüências de ações químicas ou eletroquímicas, aliada ou não a esforços mecânicos.
CORROSÃO DO FERRO
Corrosão eletroquímica Corrosão por fatores da atmosfera Corrosão grafítica
CORROSÃO ELETROQUÍMICA
É um processo espontâneo que ocorre freqüentemente na natureza. Se caracteriza pela presença de água geralmente em temperatura ambiente e na formação de uma pilha de corrosão. Ex.: mais conhecido é o ferrugem.
CORROSÃO POR FATORES
DA ATMOSFERA
O ferro se oxida quando entra em contato com fatores da atmosfera. • Os fatores da atmosfera que mais atacam o ferro, é umidade e gases como o oxigênio .
•
CORROSÃO GRAFÍTICA
Corrosão do ferro fundido cinzento, à baixa temperatura, na qual o ferro metálico é convertido em produtos de corrosão, restando o grafite intacto.
OXIDAÇÃO DO FERRO
O ferro se oxida devido perder elétrons para os átomos de água assim causando ferrugem nas peças.
Fonte:UOL- Educação
FERRUGEM
O óxido de ferro mais comum é conhecido como hematita Fe3O4 . Para formação de ferrugem a hematita deve entrar em contato com a água formando oxido de ferro hidratado Fe2O3.3H2O.
Hematita
PILHA DE CORROSÃO ELETROQUÍMICA COM
DOIS ELETRODOS DIFERENTES
Fonte:Química nova