Oxidação
A oxidação acontece nas saladas de frutas tendem a se escurecer quando entram em contato com o ar, isso porque o oxigênio age promovendo a oxidação das frutas. Uma dica para que isso não ocorra é adicionar suco de limão ou laranja.
Vitamina
A vitamina C, é utilizada, principalmente em alimentos como um antioxidante, ou seja, ela é adicionada a outros alimentos e protege-os de possíveis oxidações.
Um exemplo são frutas como a maçã e a pera que escurecem em contato com o oxigênio do ar.
Quando se adiciona uma pequena quantidade de suco de laranja ou de limão (que contêm vitamina C) na fruta cortada, isso evita que essa reação ocorra, porque a vitamina C age como agente redutor e oxida antes da fruta.
Maçã o golpe da faca libera uma substância que causa o escurecimento. Ao cortarmos a fruta, também estraçalhamos algumas de suas células. "Nessa hora, a enzima que escurece a maçã é liberada". Além disso, o contato com o oxigênio acaba dando uma mão ao trabalho dessa enzima - que atende pelo nome de polifenol oxidase .
Oxidação enzimática e o escurecimento de frutas
As reduções oxi-redução envolve perda e ganho de elétrons, onde as espécies que ganham elétrons sofrem redução e as que perdem, sofrem oxidação.
O escurecimento de frutas legumes e entre outros, é iniciado pela oxidação enzimática de compostos fenólicos naturais na presença de enzimas polifenol oxidase (POF) e oxigênio molecular.
A PFO está presente em algumas bactérias e fungos, na maioria das plantas, em alguns artrópodes e mamíferos. Em todos esses casos, a enzima está associada com a pigmentação escura do organismo.
Ela está presente especialmente,em contrações altas, em cogumelos, batata, pêssego, maçã, banana, manga, abacate, folhas de chá e café.
Três componentes devem estar presentes para que a reação de escurecimento enzimático ocorra: enzima, substrato e oxigênio.
A reação de