Oxidação
CURSO: AGRONOMIA
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA
PROFº: ZILVAN MELO
AULA PRÁTICA 06:
REAÇÕES DE OXIDAÇÃO DO ÁLCOOL ETÍLICO
ALUNOS:
ALINE TORQUATO LOIOLA
ERICKMATEUS MORAIS E FREITAS
GABRIELA CRISTINA MOURA DE CASTRO
ISABELLY CRISTINE DE SOUZA CAMILO
JOSÉ DE SOUZA LEITE NETO
JULIANA RAQUEL DO NASCIMENTO
MOSSORÓ/RN
04/05/2012
- ASSUNTO
Reações de Oxidação do Álcool Etílico
- OBJETIVOS
- OBJETIVOS GERAIS
Através de testes químicos, comprovar a obtenção do álcool etílico e suas reações com determinadas soluções.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Com o estudo das utilidades do álcool etílico, realizar oxidações do mesmo e com isso obter conhecimentos práticos sobre as diversas formas de oxidação do álcool e dos compostos orgânicos, tornando usuais as nomenclaturas.
- INTRODUÇÃO
O processo de oxidação constitui um dos meios mais poderosos utilizados nas sínteses de derivados orgânicos. Existem variadas formas, que também podem ser empregadas com outras substâncias que possuem essa mesma capacidade, como o caso do Permanganato de Potássio que é um poderoso agente de oxidação, como também o Dicromato de Potássio, que geralmente é empregado com ácido sulfúrico. Um álcool primário quando está na presença do oxidante é oxidado a ácido carboxílico, já o álcool secundário, forma-se cetona, onde a oxidação da cetona só acontece nas condições energéticas e os terciários só irão se oxidar com oxidantes muito energéticos.
A description...
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
- Aplicações do álcool etílico
Como já foi visto o álcool etílico é um líquido incolor, com cheiro característico, volátil, inflamável e solúvel em água. É utilizado como solvente na fabricação de tintas, vernizes e perfumes, como combustível e na preparação de produtos farmacêuticos. E ainda é muito usado como desinfetante, sendo