Esquizofrenia
Conceito
A exata origem da esquizofrenia não está concluída. Podemos dizer que a esquizofrenia é um transtorno psíquico severo. Porém é difícil definir um conceito exato da doença.
A esquizofrenia, talvez o transtorno mental de maior comprometimento ao longo da vida, caracteriza-se essencialmente por uma fragmentação da estrutura básica dos processos de pensamento, acompanhada pela dificuldade em estabelecer a distinção entre experiências internas e externas. Embora primariamente uma doença orgânica neuropsiquiátrica que afeta os processos cognitivos, seus efeitos repercutem-se também no comportamento e nas emoções.
A pessoa muda seu comportamento e entra no mundo esquizofrênico, o que geralmente alarma e assusta muito os parentes. Não há uma regra fixa quanto ao modo de início: tanto pode começar repentinamente e eclodir numa crise exuberante, como começar lentamente sem apresentar mudanças extraordinárias, e somente depois de anos surgir uma crise característica. Geralmente a esquizofrenia começa durante a adolescência ou quando adulto jovem.
A esquizofrenia pode desenvolver-se gradualmente, tão lentamente que nem o paciente nem as pessoas próximas percebem que algo vai errado: só quando comportamentos abertamente desviantes se manifestam. O período entre a normalidade e a doença deflagrada pode levar meses. Por outro lado há pacientes que desenvolvem esquizofrenia rapidamente, em questão de poucas semanas ou mesmo de dias.
As esquizofrenias compõem o grupo das Psicoses. O prognóstico é incerto para muitos quadros, a etiologia das psicoses, principalmente da esquizofrenia, é incerta, ou melhor, de causas multifatoriais.
Causas
Admite-se hoje que várias causas concorrem entre si para o aparecimento da esquizofrenia como: * A esquizofrenia pode ser um severo transtorno do funcionamento cerebral * Pode ser um quadro psicológico (consciente e inconsciente) * Predisposição genética. * Pode estar associado ao ambiente;