Como investir e disseminar o capital intelectual dentro das organizações
Hoje as empresas estão cada vez mais modernas e competitivas, assim precisam utilizar seus profissionais para disseminar o capital intelectual dentro das organizações fazendo com que cada transmita seus conhecimentos e experiências, o que parece ser simples, mas convencer as pessoas a compartilhar estas informações é um problema ainda muito presente e muitas vezes difícil de conseguir, pois é necessário uma mudança de cultura tanto na sociedade quanto nas empresas.
Outro ponto a ser observado é como transmitir estas informações aos colaboradores, ensinar adultos requer técnicas especificas e não permite amadorismo, podemos utilizar nossos “Talentos” (colaboradores) para atuarmos como instrutores, mas estes necessitam receber fundamentos de como ensinar, é necessário, antes de cobrar um instrutor o seu dever, capacitar um instrutor para que ele saiba o que fazer, como fazer e porque fazer se tornando fundamental para que os resultados dos treinamentos sejam mais eficazes.
A aprendizagem dentro do conceito corporativo é aquilo que nos ajuda a modificar nossa vida empresarial, funcional e operacional. É algo vital para o sucesso do cargo ocupado ou aquele que almejamos alcançar. Por este motivo, uma série de informações que um treinando absorve a fim de utilizar do instrutor, que não tenha vínculo com o que ele vivencia na prática do seu dia a dia, não representa aprendizagem. Segundo Eboli (2002) os modelos de treinamentos mais eficazes são aqueles que demandam mais interatividade entre o instrutor, os participantes e a realidade de trabalho.
Mais que o acúmulo passivo de conhecimentos, o treinamento dentro das organizações deve trabalhar com enfoque sóciointerativo e ênfase na educação continuada e corporativa desenvolvendo competências que