Oxidação
Todas as células do nosso corpo necessitam constantemente de oxigênio, para converter os nutrientes absorvidos dos alimentos em energia. Entretanto, a queima do oxigênio pelas células (oxidação) tem seu preço os Radicais Livres.
A oxidação do corpo humano ocorre em 5 passos em nosso organismo:
1. Grande parte do oxigênio que inalamos serve para produzir energia para o organismo. No entanto, uma pequena percentagem desse oxigênio produz radicais livres.
2. Os radicais livres surgem de forma natural no corpo quando respiramos, quando metabolizamos os alimentos, quando fazemos exercício...
3. Por sua vez, o organismo produz enzimas que neutralizam os efeitos prejudiciais dos radicais livres. São antioxidantes.
4. Mas existem determinados fatores que potenciam uma produção excessiva de radicais livres (poluição, tabaco, álcool).
5. Quando há um excesso de radicais livres, os antioxidantes naturais do organismo não conseguem, por si só, neutralizá-los, e as células vão sendo afetadas. Daí a necessidade de uma ingestão mais eficaz de antioxidantes, provenientes de uma alimentação saudável.
Conclui-se assim que os radicais livres são importantes para diversas funções do organismo, porém quando há um acúmulo do mesmo tanto por fatores externos quanto por fatores internos, acarretará o stress oxidativo, aumentando o risco a diversas patologias.
Os antioxidantes, encontrados em frutas, verduras, leguminosas, etc., são importantes, pois neutralizam a ação dos radicais livres. Salienta-se assim a importância de uma alimentação saudável, para prevenção de patologias e retardo do envelhecimento. Os antioxidantes possuem a sua função máxima quando ingerido de forma natural e não em cápsulas.
Vale ainda alertar a classe médica, para uma orientação dos seus pacientes sobre a existência dos radicais, sendo estes cada vez mais comuns devido ao ritmo frenético das pessoas na atualidade, as quais se alimentam cada vez mais de forma errada.