Ostreicultura
Encontrei alguns vídeos na internet que vão ajudar a gente a entender melhor a criação. http://www.youtube.com/watch?v=QiE0po5Cawo http://www.youtube.com/watch?v=tsN6wgb7FlA http://www.youtube.com/watch?v=r4I6qHxORHY Manual da Sebrae para ciração de ostras: http://www.almanaquedocampo.com.br/imagens/files/ostra%20sebrae.pdf
A aqüicultura (ciência que estuda e aplica os meios de promover o povoamento de animais aquáticos) é uma atividade que tem apresentado um rápido desenvolvimento no Brasil e no mundo.
O nome ostra é usado para um número de grupos diferentes de moluscos que crescem em sua maioria em águas marinhas ou relativamente salgadas. A ostreicultura é a cultura de ostras e sua finalidade é oferecer ao consumidor ostras criadas em cultivo, um produto que oferece uma qualidade superior e preço atrativo. O cultivo de ostras é uma atividade muito rentável e ainda pouco explorada no Brasil.
O cultivo de moluscos representa uma grande parte da produção mundial de produtos marinhos, especialmente por ofertar baixos custos para sua instalação, material de fácil obtenção, facilidade na captação de sementes, manuseio e ao mesmo tempo um alto índice de rentabilidade, o que seria uma alternativa para a pesca artesanal ou mesmo para manutenção e reposição dos estoques naturais. Com o mercado em expansão, a atividade tem grande perspectiva de consolidação e ampliação para uma escala industrial.
ESPÉCIES CULTIVADAS
Reino: Animalia
Filo: Mollusca
Classe: Bivalve
Ordem: Ostroida
Família: Ostreidae
Gênero: Crassostrea
As ostras possuem duas valvas, ou duas conchas, sendo que as ostras de boa aparência devem ter um lado côncavo, enquanto o outro lado é bem plano. Estas características dizem que uma ostra foi criada com o manejo correto, provém de boas sementes e teve espaço suficiente para crescer. Elas possuem também um músculo muito forte, chamado de adutor, que mantém as valvas fechadas