Resenha tempos modernos
Resenha
Tempos Modernos
Professora Neirylene Cunha de Sena
Mogi das Cruzes
2013
Filme - Tempos Modernos
Lançado em 1936, este filme faz uma crítica à indústria e as empresas de iniciativa privada da época, período em que a Revolução Industrial estava em alta. O filme expressa uma linguagem antiga que condiz com a época, mais se tratando de um tema atual. No filme também são relatados os princípios básicos da Administração Científica de Taylor, bem como os problemas decorrentes de tais princípios. Por exemplo, o estudo de tempos e movimentos para os funcionários executarem as atividades industriais é um dos princípios de Taylor, entretanto, Chaplin mostra as disfunções de tal princípio, como desgaste físico e emocional dos funcionários provocados pela excessiva padronização das ações e longos períodos de tempo executando-as.
O filme mostra no início um homem trabalhador em uma indústria e pressionado pela produção ele começa a desenvolver uma espécie de distúrbio e passa a ter problemas de relacionamentos com a empresa, seus companheiros de trabalhos e consigo mesmo. O filme retrata também o real conhecimento que os donos de indústrias realmente tinham sobre sua linha de produção, onde para eles, o que importava realmente era a meta de produção ser alcançada a qualquer custo, onde se criou uma máquina de alimentação automática para seus funcionários, o que permitiria que os mesmos trabalhassem seguidamente, sem nem mesmo precisar parar para o almoço, mas sem sucesso, pois a mesma minutos depois começou a agir descontroladamente.
Esses distúrbios o leva ao hospital onde depois de um tempo de tratamento ele se considera apto para retomar a vida. Mas não é isso que acontece, contando com uma série de fatores contrários ele acaba se envolvendo com o que não queria e vai preso. Depois de um tempo preso ele consegue a liberdade, mas a sua vida na prisão estava tão boa que ao ser solto pela polícia, o mesmo já não queria mais ir