Resenha Tempos modernos
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Maximiliano dos Santos Alves
RESENHA
FILME TEMPOS MODERNOS
Araruama – RJ
2015
Maximiliano dos Santos Alves
RESENHA
FILME TEMPOS MODERNOS
Trabalho individual feito para a disciplina de Português no curso de Engenharia de Produção, apresentado na Universidade União Araruama de Ensino.
Professor: Fábio Marchon
Araruama – RJ
2015
De acordo com o filme de Chaplin, naquela época o trabalho era exercido sob muita pressão e cada um tinha uma única função dentro da empresa, cada qual com a sua, e os movimentos eram repetitivos e estressantes, pois não haveria rodízio de funções.
As empresas impunham aos trabalhadores este método em busca de aumentar sua produção e consequentemente seu lucro, e comparando o homem a uma máquina, que não teria a necessidade de um descanso ou parar para se alimentar e até mesmo de fazer suas necessidades básicas. Até que o trabalhador chega a um ponto em que surta, não aguentando mais de tanto trabalho causado pelo stress que era estar fazendo a mesma coisa repetidas vezes.
Surtado o trabalhador é levado a um hospital e ao sair, já curado, descobriu que havia perdido o emprego, pois a fábrica estava fechada. Na busca de outro emprego é confundido com um líder comunista e é preso. Na cadeia frustra uma tentativa fuga, e ganha a liberdade e uma carta de recomendação por tal feito. Mesmo ganhando a liberdade ele não queria ir embora, pois a vida na cadeia era boa. Mesmo com a carta não conseguia emprego, porque ele não tinha especialização em coisa alguma, ele só sabia apertar parafusos e quando conseguia só fazia trapalhada e era demitido. Nesta procura de emprego ele encontra uma menina, que havia perdido o pai, morto numa manifestação, e é afastada das irmãs, vivia nas ruas a procura de comida e abrigo. Neste encontro os dois enfrentam juntos as dificuldades, num mundo em que se dá mais valor as coisas materiais do que o próprio