Resenha tempos modernos
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS E SAÚDE CORPORATIVA
MARCEL MADUREIRA TAMARINDO
RESENHA DO FILME: TEMPOS MODERNOS
Cachoeira
2013
FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS E SAÚDE CORPORATIVA
MARCEL MADUREIRA TAMARINDO
RESENHA DO FILME: TEMPOS MODERNOS
Resenha apresentada ao curso de MBA em Gestão de Pessoas e Saúde Corporativa da Faculdade Adventista da Bahia, com requisito para obtenção de nota parcial para a disciplina de Psicologia Organizacional e do Trabalho.
Orientador: Prof./ Msc. Wilma Raquel
Cachoeira
2013
De acordo o filme Tempos Modernos, dirigido e contracenado por Charlie Chaplin, vem nos retratar o período da Revolução Industrial o que nos remete a refletir o mundo atual no qual estamos inseridos. Período esse que associa a vida ao tempo e que cada segundo depende dele e que esses segundos valem dinheiro, assim, como também o homem um apêndice da máquina.
Logo de inicio na introdução do filme destacam-se inúmeros operários sendo comparados a ovelhas, no meio destas uma de cor preta a qual seria o protagonista do filme, pelo o simples fato de ser diferente e agir de forma que não correspondem os padrões da época. O personagem sobrevive em mundo de tantas adaptações, confusões, modernidade que tem como história a presença maciça das indústrias e iniciativas privadas.
A população local passava por uma crise e ao mesmo tempo a superprodução industrial que não estava nem um pouco interessada nas questões sociais e nem tão pouco nas condições de trabalho as quais eram submetidos os seus operários. O personagem executava suas atividades em uma fábrica que tinha como característica um sistema de linha de montagem e a função a qual lhe foi dada era de apertar parafusos, onde ficou claro no filme a impossibilidade do operário colocar em prática seus pensamentos criativos. Partindo desse principio começaram aparecer alguns sinais de danos na saúde mental e física (tédio,