Demonstrções
Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido ( DMPL) e do lucro ou Prejuízo Acumulado (DLPA).
A lei das sociedades por ações aceita a primeira, é mais completa e uma de suas colunas é a do lucros ou prejuízos acumulados. Evidencia a mutação do patrimônio líquido em termos globais ( novas integralizações do capital, resultado do excércicio, ajuste do excércios anteriores, dividendos, ajuste de avaliação patrimonial etc.) e em termos de mutação internas (incorporações de reservas ao capital, transferencias de lucros acumulados para reservas e vice-versa etc.). Na coluna ( ou Demonstração se for o caso) de Lucros Acumulados é feita toda a destinação do resultado do exercício. Assim, a tomação do resultado e sua destinação (ou compensação com reservas, sehouver prejuizo)é mesma coluna ou demonstração. Mas com o CPC 26 – Apresentação das demonstrações contábeis só restou a oportunidade da apresentação da demonstração das mutações do patrimônio Líquido.
DLPA – É o relatório contábil com o objetivo de envidenciar todas as alterações no saldo da conta Prejuízo ou Lucro Acumulado do Patrimônio Líquido antes da divisão pelos sócios e acionista.
DMPL – Tem por objetivo demonstrar as modificações ocorridas durante o exercício em todas as contas que compõem o grupo do Patrimônio Líquido. A demonstração faz a indicação do fluxo de uma conta do PL para outra, e indica a origem e o valor de cada variação no PL
Demonstração dos Fluxos de Caixa ( DFC)
A demonstração de fluxo de caixa visa mostrar como ocorreram as movimentações de disponibilidades em um dado período de tempo. Essa demonstração é obrigatoria pela lei das Sociedades por ações, e o CFC a tornou obrigatória para todas as demoasis sociedaddes. Divide todos os termos de entrada e saída de caixa em três grupos:
Os derivados das atividades operacionais; das atividades de investimentos; e das atividades de financiamento.