Os Regimes Simplificados em sede de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC)
Os Regimes Simplificados em sede de Imposto sobre o
Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC)
Análise comparativa entre Portugal e Espanha
Relatório de Estágio de Mestrado em Contabilidade e Finanças, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra para obtenção do grau de Mestre
Orientador(es): Prof.ª Doutora Cidália Lopes e Prof.ª Doutora Mª Elisabete Ramos
Coimbra, 2014
AGRADECIMENTOS
Antes de mais, tenho a agradecer à Professora Doutora Cidália Lopes e à
Professora Doutora Maria Elisabete Ramos pela colaboração, sugestões e contributos no desenvolvimento deste Relatório de Estágio.
Enquanto elemento essencial na minha vida, agradeço aos meus pais por toda a compreensão, apoio e dedicação ao longo destes anos e à restante família (irmãos, irmã, cunhados(as) e sobrinha) pela boa disposição e apoio.
Contudo, não posso deixar de referir todos os amigos que marcaram e acompanharam a minha vida académica, que ficarão para sempre na minha mente e coração. Agradecer aos companheiros da biblioteca – Susana, Hugo, Guida e Raquel – pela boa disposição, apoio e motivação; às minhas companheiras de casa – Carla e Filipa – que em situações diferentes, me proporcionaram momentos de diversão, ajuda e companheirismo; e ao restante grupo de amigos que, aceitando a minha peculiar personalidade, me fizeram crescer e melhorar.
Por fim, apesar de não estar presente fisicamente, referir o meu sobrinho
António, que me faz recordar da necessidade de continuar a viver, presando os amigos e a família, aproveitando cada momento presente.
A todos o meu obrigado!
iii
RESUMO
Atualmente, as Pequenas e Médias Empresas apresentam um papel fundamental no desenho da estratégia de desenvolvimento e competitividade de cada país. Neste sentido, não sendo Portugal uma exceção, a Comissão de Reforma do IRC propôs uma medida com vista a aumentar a competitividade desta categoria de empresas.
Assim, aprovado em 2014,