Os professores e os desafios pedagógicos diante das novas gerações: considerações sobre o presente e o futuro
Introdução
“A história não está escrita, definida ou acabada.” “ Estamos diante de uma história aberta a inúmeras possibilidades...” (página 10) Para o sociólogo Laymert Garcia dos Santos (2003) vivenciamos um período chamado de pós-modernidade, onde já não há mais “confiança na razão científica.” (página 11)
As ondas de revolucionarização que parece ser vivenciada, o impacto da evolução econômica crescente e tecnocientífica, já podem ser observadas e percebidas pela sociedade, mas ainda não podemos avaliá-las e analisá-las. (página 11)
De acordo com o conceito acima, SANTOS (2009) diz que a revolução natural do homem está extinta e que a revolução artificial humana, derivada do impacto das tecnologias de informações, é o que vivemos atualmente. (página 11)
A construção da presente e futura humanidade requer práticas pedagógicas, essa questão precisa de uma reflexão sobre os desafios expostos aos professores. (página 11)
O encontro de gerações :baby boomers, X, Y e Z
Professores precisam desenvolver a capacidade de superar os fatos de desigualdade e desumanização como no sentido de viver, com desembaraço e competência as realidades de um novo mundo que vai sendo gestado. (página 12)
A maioria dos professores atuais, não viveram e presenciaram a tecnologia avançada e virtual existente nos dias de hoje. Essa diferença provoca desafios além de reinventar o trabalho docente, frente as novas realidades humanas e tecnológicas, identificando, assim, as diferentes gerações que se encontram nas salas de aula. (página 12)
As características as diferente gerações te efeito aproximativo. (página 12)
A chamada geração baby boomers é constituída por indivíduos que nasceram entre 1946 e 1964. Nascidos logo após o término da Segunda Guerra Mundial, tendo o trabalho como razão de vida, tinham a ideia de reconstruir o mundo. Os indivíduos dessa geração tem