Os professores e os desafios pedagógicos diante das novas gerações: considerações sobre o presente e o futuro"
O mundo está sempre em constante mudanças. É um momento de grande avanço tecnológico, cientifico, informacional, mas, ao mesmo tempo, de grande angústia por não saber o futuro do planeta.
Estamos em tempos de repensar a compreensão que temos de nós mesmos como seres humanos, o tipo de sociedade e mundo que estamos construindo, o tipo de sociedade e mundo que queremos construir. É óbvia a relação deste problema com a educação, a educação escolar, os professores e as gerações, as mais antigas e mais novas, que, se encontrando no processo educativo, participam da gestação do mundo presente e futuro.
O texto apresenta uma reflexão sobre os desafios pedagógicos que estão postos aos professores, em sua pratica e sua formação, diante das novas gerações, e sua participação na costrução presente e futuro da nossa humanidade.
Desenvolvimeento
Estamos vivendo uma defasagem onde temos alunos com acesso à varias tecnologias como: celular, computadores, internet, etc. E outros vivem em situação de miséria, sem moradia, alimentação adequada e etc. Devemos aprender a trabalhar com essas duas situações para acabar com as desigualdades sociais e construir um novo mundo.
Muitos dos professores nasceram num tempo em que a televisão era o principal meio de comunicação, mas hoje em dias as crianças já têm acesso a vários tipos de tecnologias e meios de comunicação desde pequenas. Vários autores definiram estas gerações.
Os baby boomers têm hoje entre 46 e 64 anos de idade. Acompanhou o desenvolvimento dos meios de massa. O emprego, sua manutenção e sua aposentadoria eram os principais marcos que definiam a construção de sua vida individual.
A geração X têm hoje entre 32 e 45 anos. Crescendo em culturas já completamente afetadas pelos meios de massa, não conseguiu libertar-se completamente da noção de trabalho/emprego que herdou dos pais, mas foi profundamente influenciada pelas lutas por liberdade, reconhecimento das minorias, paz e independência do dinheiro, o que,