Os principais desafios da Administração de RH
ARH = Administração Recursos Humanos
O que diferencia a ARH das outras áreas da empresa é o seu ambiente singular de operação. Administrar recursos humanos é diferente de administrar qualquer outro recurso empresarial, tais como produção, materiais, produtos, finanças, a tecnologia, porque envolve algumas dificuldades específicas que constituem verdadeiros desafios, principalmente quando a ARH assume uma postura tradicional e centralizadora. Os principais desafios da ARH são os seguintes:
Primeiro: a ARH lida com meios, com recursos intermediários, e não com fins. Ter pessoas nuca constituiu o objetivo principal de uma organização, mas uma decorrência inevitável desta para poder funcionar adequadamente. A ARH é uma função de staff, de assessoria, cuja atividade fundamental consiste em planejar, prestar serviços, assessorar as gerências e chefias, recomendar e controlar. Como lida com meios e não com fins nem com objetivos organizacionais, raramente a ARH é convidada a participar da formulação da estratégia empresarial e das principais decisões a respeito dos destinos da organização. Quase sempre a ARH deixa de participar do nível institucional da empresa para situar-se sorrateiramente no nível intermediário ou gerencial. Em vez de tomar decisão, a ARH simplesmente elabora planos para implementar as decisões tomadas pelos outros níveis ou áreas da empresa. Talvez seja esta a razão principal pela qual a ARH se fecha na sua especialidade e não abre mão dela, como um meio errático de garantir ainda um espaço dentro da empresa.
Segundo: a ARH lida com recursos vivos, extremamente complexos, diversificados e variáveis, que são as pessoas. Cada pessoa tem suas próprias características individuais de personalidades, suas aptidões, seus conhecimentos, sua própria história e suas capacidades. Não existem duas pessoas iguais. Além das diferenças individuais, as pessoas também se diferenciam a passar do tempo e com