DOS DEPARTAMENTOS DE PESSOAL À GESTÃO DE PESSOAS: EVOLUÇÃO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
DOS DEPARTAMENTOS DE PESSOAL À GESTÃO DE PESSOAS: EVOLUÇÃO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
Salvador, 2011
DOS DEPARTAMENTOS DE PESSOAL À GESTÃO DE PESSOAS: EVOLUÇÃO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
Salvador, 2011
RESUMO
Diante do um universo multicultural existente nas organizações, podemos identificar diferentes formas de administrar, mas todos os pontos que são considerados se encaixam numa força de trabalho que é formada por pessoas. É através destas que se obtém a força competitiva para oferecer o que há de melhor no mercado. Mas para isso é necessário que se tenha um ambiente com um clima organizacional bastante favorável para que se indique e apóie as decisões dos gestores e desenvolva um trabalho eficiente e eficaz. Esse foco mais direcionado ao ser humano traça um novo perfil para a área de RH, principalmente no Brasil e nas grandes organizações que precisam do departamento de Recursos Humanos para políticas de administração que sejam favoráveis aos objetivos das empresas que estão cada vez mais competitivas no mercado global. Frente ao avanço da tecnologia, as empresas precisam cada vez mais de profissionais qualificados, experientes e talentosos. Diante desta necessidade, o departamento de RH passa a ter desafios nos quais veremos e analisaremos no seguinte artigo.
Palavras-chave: Gestão, Pessoas, Evolução, Perspectivas.
INTRODUÇÃO
O presente artigo apresenta uma revisão teórica sobre a evolução da área de recursos humanos, desde o seu surgimento até se tornar Gestão de Pessoas, com os dasafios a serem enfrentados e as perspectivas em um mundo de mudanças constantes.
Podemos identificar o início da sistematização da gestão de pessoas a partir da Administração Científica, idealizada por Henri Fayol, em que este defendia o estudo científico