Manual de gestao de pessoas e do capital humano
Sandra Serra 2011-10-08 Edições Sílabo
1
* Capítulo 1 - O que é a gestão de pessoas/recursos humanos?
«A gestão seria fácil... se não fossem as pessoas.» Adesso (1996). «... Tal como os penteados e as roupas, as ideias na gestão vão e vêm. Todavia, há uma que tem prevalecido de forma consistente nos últimos vinte anos: as organizações mais bem sucedidas são as que utilizam de forma mais eficaz os seus recursos humanos». Price(1997, p. 6).
Sandra Serra 2011-10-08 Edições Sílabo
2
QUESTÕES A QUE SABERÁ RESPONDER NO FINAL DESTE CAPÍTULO o o o o o o O que é a gestão de recursos humanos? Quais os principais papéis e actividades associados à gestão de pessoas e do capital humano? Como a gestão de pessoas se insere no quadro da gestão em geral? Qual a evolução da gestão de recursos humanos, tanto globalmente como na Europa e em Portugal? Quais os principais desafios competitivos que se colocam às organizações contemporâneas? Qual o impacto que esses desafios colocam à gestão de recursos humanos?
§1. Introdução
«As pessoas são o nosso activo mais importante» - eis uma afirmação recorrente nos relatórios de contas e nos discursos dos executivos. O seu conteúdo, todavia, nem sempre é validado pela prática organizacional. Frequentemente, as decisões de gestão das pessoas, ao contrário das decisões financeiras, são tomadas de forma pouco rigorosa e com conhecimento pouco avançado.1 Um desafio que se coloca às organizações contemporâneas é o da criação de valor - uma responsabilidade de todas as áreas e mesmo de todos os membros da organização. A forma como as pessoas são geridas é fundamental para o valor de longo prazo de uma empresa. E igualmente crucial que a gestão das pessoas demonstre a sua contribuição para o valor organizacional, sob pena de perder (ou não ganhar) credibilidade como função de gestão. Uma tarefa crucial para os gestores é, pois, a de compreender como as organizações podem gerir as