Os pcn e a concepção construtivista
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NORMAL SUPERIOR
os pcn e a concepção construtivista
Ribeirão das Neves
2007
os pcn e a concepção construtivista
Trabalho apresentado ao Curso Normal Superior da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Orientador: Prof. Fábio Andrade Goulart
Ribeirão das Neves
2007
Salvador (1994, p.136), assim expressa sua interpretação construtivista da ação educativa escolar:
Numa primeira aproximação, a concepção construtivista da intervenção pedagógica postula que a ação educacional deve tratar de incidir sobre a atividade mental construtiva do aluno, criando as condições favoráveis para que os esquemas de conhecimento — e, em conseqüência, os significados associados aos mesmos — que inevitavelmente o aluno constrói no decurso de suas experiências sejam os mais corretos e ricos possíveis e se orientem na direção marcada pelas intenções que presidem e guiam a educação escolar. Numa perspectiva construtivista, a finalidade última da intervenção pedagógica é contribuir para que o aluno desenvolva a capacidade de realizar aprendizagens significativas por si mesmo numa ampla gama de situações e circunstâncias, que o aluno "aprenda a aprender”.
Essa passagem reforça no Construtivismo a questão da valoração, como objetivo maior da educação escolar, o de "contribuir para que o aluno desenvolva a capacidade de realizar aprendizagens significativas por si mesmo". Em outra passagem, o mesmo autor expõe a mesma idéia de forma ainda mais enfática:
Aprender a aprender, sem dúvida o objetivo mais ambicioso, mas irrenunciável, da educação escolar, equivale a ser capaz de realizar aprendizagens significativas por si só numa ampla gama de situações e circunstâncias. (SALVADOR, 1994, p.136)
Não se trata aqui de questionar a necessidade de a aprendizagem escolar desenvolver nos alunos a capacidade de realizarem