desenvolvimentista
Profa. Ronédia Bosque
Abordagens Pedagógicas na Educação Física Escolar
A partir da década de 80, influenciadas por discussões na área educacional e na tentativa de romper com o modelo hegemônico do esporte e de caráter alienante apregoado nas aulas de educação física, são elaborados os primeiros pressupostos teóricos num referencial crítico a esses modelos (PCN, 1998).
Entretanto faz-se necessária a apresentação, por coexistirem várias concepções pedagógicas na educação física escolar. Iremos nos deter as principais tendências que se opõem às concepções esportivista e biologista, ou seja, ao modelo mecanicista.
As quatro tendências pedagógicas que serão abordadas são: desenvolvimentista, construtivista-interacionista, crítico-superadora e sistêmica.
Além destas iremos ver uma tendência de caráter biológico, a chamada biológicarenovada.
1.1 Desenvolvimentista
No Brasil, o modelo desenvolvimentista é representado pelos autores: Go Tani em seus trabalhos de 1987 e 1988 com colaboradores e Manoel E.J. (1994). Uma das obras que representa esta abordagem é “Educação Física Escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista” de Tani et alli, 1988, (dirigida especificamente para crianças de quatro a quatorze anos).
A teoria desenvolvimentista baseia-se em abordagens associativas da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, propondo uma taxionomia para o desenvolvimento motor, ou seja, uma classificação hierárquica dos movimentos dos seres humanos.
Nesta abordagem é defendida a idéia de que o movimento é o principal meio e fim da educação física, não sendo sua função o desenvolvimento das capacidades que auxiliem na alfabetização e o pensamento lógico-matemático, embora isto possa ocorrer como uma conseqüência da prática motora. (Darido, 1998).
Três aspectos relacionados ao conhecimento do crescimento, desenvolvimento e aprendizagem da criança são de suma importância para a educação física