O governo desenvolvimentista
“Corcovado”
Tom Jobim
Alunas: Amanda Lanna
Amanda Pereira
Brenda Quintão
Judson Geyser
Marcela Gonzaga
Turma: Edificações III
Turno: Diurno
Disciplina História
:
O governo desenvolvimentista
“
O governo de JK é lembrado como de grande desenvolvimento, incentivando o progresso econômico do país por meio da industrialização. Ao assumir sua candidatura, ele se comprometeu a trazer o desenvolvimento de forma absoluta para o Brasil, realizando 50 anos de progresso em apenas cinco de governo, o famoso “50 em 5”.
O governo desenvolvimentista
“
Houve um grande avanço industrial que se concentrada nas indústrias de base e na fabricação de bens de consumo duráveis e não-duráveis. O governo atraiu o investimento de capital estrangeiro no país incentivando a instalação de empresas internacionais, principalmente as automobilísticas.
“
Os bens produzidos pelas indústrias eram acessíveis apenas a uma pequena parcela de brasileiros, enquanto que a maioria continuava política e economicamente marginalizada, prova cabal da concentração de riquezas nas mãos de poucos.
O governo desenvolvimentista
“
O capital estrangeiro que trazia riquezas ao Brasil era o mesmo que lhe cobrava montanhas de juros pelos empréstimos realizados pelos Estados Unidos. Nessa época a taxa de inflação crescia sem parar e a moeda brasileira estava cada vez mais desvalorizada. Os problemas só vieram à tona quando seu mandato estava bem perto do fim, e isto não abalou a sua imagem diante da população, que até hoje o considera como um
“
Bossa Nova nova classe que surgia em meio as transformações na
“Apolítica,
na economia e na sociedade sentia-se culturalmente deslocada. Esse se torna o momento ideal de busca de identificação cultural, algo que situe essa nova classe e o seu padrão de vida.
“
A idéia principal era romper com esse urbano vinculado aos morros cariocas e deslocá-lo para bairros nobres do
Rio de Janeiro, onde o urbano, nesse período estava voltado para a