Desenvolvimentismo
Significado de Desenvolvimentista:
Dá-se o nome de desenvolvimentista ao tipo de político que segue a política econômica baseada na meta de crescimento da produção industrial e da infra-estrutura, com participação ativa do estado, como base da economia e o conseqüente aumento do consumo.
O desenvolvimentista é aquele que adere a uma política de resultados. Essa linha foi aplicada essencialmente em sistemas econômicos capitalistas, como no Brasil (governo JK) e no governo militar, quando ocorreu o "milagre econômico brasileiro", bem como na Espanha (franquismo).
Exemplo do uso da palavra Desenvolvimentista:
"O crescimento tem que ser olhado por vários ângulos e não só o PIB. Temos que olhar o dinamismo da economia como um todo", afirma. Declarado desenvolvimentista, ele diz que não mudou por ter passado boa parte de 2011 falando em austeridade fiscal: "O bom desenvolvimentista é aquele que busca o crescimento sustentado e não o imediato".
Desenvolvimentismo
Dá-se o nome de desenvolvimentismo a qualquer tipo de política econômica baseada na meta de crescimento da produção industrial e da infra-estrutura, com participação ativa do estado, como base da economia e o conseqüente aumento do consumo.
O desenvolvimentismo é uma política de resultados, e foi aplicado essencialmente em sistemas econômicos capitalistas, como no Brasil (governo JK) e no governo militar, quando ocorreu o "milagre econômico brasileiro", bem como na Espanha (franquismo).
Novo-desenvolvimentismo
O novo-desenvolvimentismo tem diversas origens, entre as quais a visão de Keynes e de economistas neo-keynesianos, como Paul Davidson1 e Joseph Stiglitz,2 de complementaridade entre Estado e mercado e a visão cepalina neo-estruturalista que, tomando como ponto de partida que a industrialização latino-americana não foi suficiente para resolver os problemas de desigualdades sociais na região, defende a adoção de uma estratégia de "transformação produtiva com