Determinação experimental da densidade de sólidos e líquidos
Laboratório de Química Geral
(turma sexta-feira)
Aula 4 - Determinação experimental da densidade de sólidos e líquidos
Integrantes:
- Gabriel Leandro Pieretti
21-03-14 Profº Alexandre
INTRODUÇÃO
Temos como a densidade uma propriedade intensiva ( propriedades de um sistema que não dependem de seu tamanho, ou da quantidade de material que ele contém) de extrema importância, uma vez que por meio dela podemos identificar e aplicar substâncias . Para chegar a densidade é necessário realizar um cálculo da massa da substância e dividir por eu volume. Representação: d = m/V
Em relação à densidade dos sólidos, há diferentes formas deles e assim diferentes métodos de achar seu volume ou massa para assim determinar a densidade. Temos os chamados sólidos regulares, a qual por meio de um paquímetro descobre seu volume ao medir as dimensões e aplicar fórmulas geométricas. Já os sólidos irregulares, como o próprio nome diz, tem forma irregular e isso faz com que medir com o paquímetro não de certo, logo a solução correta para medir sua densidade é por meio de deslocamento de volume de um líquido em uma proveta graduada de menor volume possível.
Para os líquidos, achar sua densidade se da por meio do picnômetro ,utilizado para fazer a determinação da massa específica. Seu coeficiente de dilatação é baixo.
A densidade sofre alterações quando o ambiente ao seu redor se altera também, ou seja, sua densidade diminui ao aumentar a temperatura e a mesma densidade aumenta no momento que a pressão aumenta também.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1. Mediram-se as dimensões dos sólidos regulares apresentados com um paquímetro e anotou-se suas medidas e composição.
3. Calculou-se a densidade de cada sólido e compararam-se os valores obtidos com a literatura.
4. Determinou-se o volume do sólido irregular pelo deslocamento de volume de um líquido em uma proveta graduada de menor volume possível.
5. Pesou-se a massa do sólido