relatório A.L. 1.3 – Identificação de uma substancia e avaliação da sua pureza.
A.L. 1.3 – Identificação de uma substancia e avaliação da sua pureza.
Trabalho realizado por: Jussara Andrade
Data de realização: 02/03/2014
Data de entrega: 06/03/2014
Introdução Teórica:
A densidade, a temperatura de fusão, a temperatura de ebulição entre outros, são propriedades físicas e químicas que caracterizam uma substancia.
São também designadas por constantes físicas que no geral permite identificar, reconhecer e distinguir as substâncias, funcionando como seu “bilhete de identidade”.
Os materiais que se encontram no habitat natural, normalmente não são substâncias puras, mas sim misturas de substâncias, que podem ser separadas por diversos processos.
Até mesmo as substancias que conhecemos como puras nelas, existe uma determinada proporção de impurezas, que determinam o grau de pureza de uma certa amostra.
A determinação das constantes físicas de uma amostra de substancia poderá ajudar para reconhecer essa substancia e calcular o seu grau de pureza.
Densidade de uma substancia:
A densidade ou massa volúmica de uma certa substancia é a massa presente em cada unidade de volume dessa substancia.
Ƥ =
A densidade de um mesmo material depende da temperatura.
Mudanças de estado originam mudanças na densidade de uma substancia.
A unidade SI de densidade é kg . Usualmente, as densidades de sólidos e de líquidos exprimem-se em unidades diferentes da unidade do SI, que são: g e Kg .
Usa-se também uma outra grandeza física, a densidade relativa (d, que é dada pelo quociente entre a massa dos líquidos de um dado volume da substância em estudo e a massa de igual volume de uma substancia tomada como referencia. d =
Se considerarmos uma unidade de volume, a densidade relativa passa a ser expressa através das razões entre as densidades da substancia em estudo e da substancia de referencia. d =
Geralmente a substancia usada como termo de comparação para sólidos e líquidos é a água pura, a 4 °C, cuja densidade é 1g .