Determinação experimental da densidade e identificação dos sólidos e líquidos.
Introdução: As propriedades físicas da matéria agrupam-se em duas categorias: As intensivas, as quais independem da quantidade de matéria como a temperatura, densidade e concentração, entre outros; e as extensivas, as quais dependem da quantidade de matéria como massa, volume, entre outros. Uma das propriedades que caracterizam as substâncias é a densidade pois os cálculos de densidade são exemplo do uso de análise dimensional. A densidade é definida como “a massa da unidade de volume de uma substância” ou simplesmente “massa por unidade de volume”, o que nos remete a relação matemática inversamente proporcional: densidade=massa/volume. Para o sistema internacional usa-se a unidade de grama por centímetro cúbico (g/cm³) somente para sólidos e líquidos, já para gases, devido à sua densidade menor que os outros estados da matéria, usa-se grama por decímetro cúbico (g/dm³), que se torna mais conveniente.
Materiais utilizados:
Picnômetro de 25mL;
Picnômetro de 10mL;
Termômetro Analítico;
Balança eletrônica;
Pipeta;
(foto)
Procedimento experimental:
1) Ligue a balança e aguarde cerca de 10 minutos para o aquecimento do circuito elétrico;
2) Limpe com papel os picnômetros para eliminar resíduos e faça a medição das vidrarias;
3) Após a medição adicione água destilada em excesso em ambos os picnômetros e faça a medição novamente;
4) Remova a vidraria da balança e meça a temperatura da água nos picnômetros;
5) Remova a água;
6) No picnômetro de 10mL adicione etanol e no picnômetro de 25mL adicione glicerina, ambos em excesso e faça a medição novamente na balança.
Resultados e conclusões: Após medições foi obtido os valores de 27,224g para a vidraria do picnômetro de 25mL e 12,586g para a vidraria do picnômetro de 10mL. Após preenchidos seus volumes com água destilada, obteve-se 25,498g de água destilada para o picnômetro de 25mL e uma massa de 10,749g de água