vinicius
Mapas Mentais são diagramas hierarquizados de informações em estrutura de árvore.
1 Trata-se de um método simples e eficaz de gestão de conhecimentos que desenvolve a concentração e a inteligência, cuja estrutura facilita o aprendizado, além de torná-lo bem mais agradável.
2,3,4,5 Constitui-se numa elegante e poderosa técnica de registro informações muito útil para gerenciar dados (organizar, ordenar, selecionar, classificar e reconhecer a importância deles) que estimula o desenvolvimento da inteligência, facilita a identificação de oportunidades e relações entre elas e aprimora as competências de memorizar e de criar novos conhecimentos.
6 Essa técnica da Aprendizagem Acelerada contribui para o desenvolvimento da concentração, expansão de consciência e agilidade mental, tornando o processo de aprendizagem ou aquisição de conhecimentos muito mais fluido, rápido e agradável.
6 Enquanto muito do pensamento humano usual é linear e sequencial, os Mapas Mentais parecem-se com as eficientes estruturas de rede observadas na Natureza. Assim, a aparência deles não é muito diferente da aparência de um neurônio, das formas das plantas ou de teias de aranhas, algumas das mais inteligentes estruturas da Natureza. Essa semelhança pode explicar o porquê do uso de Mapas Mentais otimizar tanto o esforço de estudo, aprendizagem ou ensino dos profissionais que os usam tanto em contextos educacionais quanto acadêmicos e organizacionais.
Objetivos
Apresentar o método, explorar as regras de elaboração e variações, treinar as competências mentais para confecção, criar vários mapas mentais para adquirir a fluência no uso da ferramenta;
Aparelhar estudiosos (executivos, educadores e estudantes) de quaisquer assuntos com recursos para desenvolver o foco de atenção, melhorar a concentração e a absorção de informações e conhecimentos durante reuniões, conferências, palestras ou aulas;
Desenvolver a competência de pensamento e expressão de forma estruturada