Desenvolvimentismo
Já a sustentabilidade pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. O conceito é abrangente, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas que de ver ser capaz de interagir nas vertentes sociais, energéticas, econômicas e ambientais.
Apontar então possíveis soluções para o desenvolvimento sustentável num país com população e economia tão diversificadas é tão intrigante quanto complexo. Ao que me parece, muitas das questões que acredito serem âncoras para a sustentabilidade no Brasil, existem ou estão em estudo, mas nenhuma delas alcançou e\ou permaneceu em funcionamento de forma linear.
As questões apresentadas estão abordadas de forma aleatória, sem análise da ordem de necessidade de aplicação destas conforme se segue:
*Bio –eletricidade: O uso da bio-eletricidade que já vem sendo utilizada em alguns países, inclusive no Brasil, ainda necessita de incentivos e subsídios para utilização desta fonte renovável. Atualmente, os canaviais são a principal fonte de energia. Outros materiais como restos de madeira, carvão vegetal e casca de arroz também já foram testados com sucesso.
*Reciclagem extensiva de resíduos: Ainda se faz necessárias definições, orientações e medidas para redução dos impactos de produção e gestão dos resíduos. Diversas empresas já se especializaram na transformação de resíduos em cobre, ligas de alumínio, aço inox, carbono e polímeros, que consequentemente retornaram ao ciclo econômico.
* Preservação e comercialização racional do patrimônio ecológico: Através de ações com medidas punitivas para preservação e manutenção dos paraísos ecológicos a fim de que estes possam