Os fatores determinantes do envelhecimento ativo
9º Período de Psicologia
TÓPICOS PRINCIPAIS:
“OS FATORES DETERMINANTES DO ENVELHECIMENTO ATIVO:
COMPREENDA AS EVIDÊNCIAS”
O envelhecimento ativo depende de uma diversidade de fatores “determinantes” que envolvem indivíduos, famílias e países. Todos estes fatores (e a interação entre eles) são bons indícios de como indivíduos e as populações envelhecem.
[pic]
Figura: Os determinantes do envelhecimento ativo.
Fatores determinantes transversais: cultura e gênero “A cultura, que abrange todas as pessoas e populações, modela nossa forma de envelhecer, pois influencia todos os outros fatores determinantes do envelhecimento ativo.” Os valores culturais e as tradições determinam muito como uma sociedade encara as pessoas idosas e o processo de envelhecimento. Além disso, a cultura é um fator chave para que a convivência com as gerações mais novas na mesma residência seja ou não o estilo de vida preferido. Dessa forma, as políticas e programas precisam respeitar culturas e tradições e, ao mesmo tempo, desmistificar estereótipos ultrapassados e informações errôneas.
Fatores determinantes relacionados aos sistemas de saúde e serviço social “Para promover o envelhecimento ativo, os sistemas de saúde necessitam ter uma perspectiva de curso de vida que vise à promoção da saúde, prevenção de doenças e acesso eqüitativo a cuidado primário e de longo prazo de qualidade.” Os serviços sociais e de saúde precisam ser integrados, coordenados e eficazes em termos de custos.
Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Promoção da saúde é o processo que permite às pessoas controlar e melhorar sua saúde. A prevenção de doenças abrange a prevenção e o tratamento de enfermidades especialmente comuns aos indivíduos à medida que envelhecem. A prevenção pode ser “primária” (abstenção do uso do tabaco); “secundária” (triagem para detecção precoce de doenças crônicas); ou ainda,