Gerenciamento de obra civil
Conteúdo Programático a) Canteiro de Obras: Conceitos Gerais b) Liderança e Técnicas de Planejamento; c) Gestão Financeira, de Suprimentos e Logística de Obras; d) Gestão da Produção no Canteiro de Obras; e) Gestão da Mão de Obra e dos Equipamentos; f) Compatibilização do Projeto com a Execução da Obra; g) Inovação Tecnológica na Construção Civil; h) Gestão da Qualidade e da Sustentabilidade Ambiental da Obra
O objetivo desta matéria é adaptar conceitos do setor metal-mecânico para o setor da construção civil, através de uma visão estratégica que aborda a construção civil a partir da empresa (o enfoque tradicional é a partir do canteiro de obras) através de critérios competitivos baseados em custo, qualidade, flexibilidade, desempenho individual e de equipe e de entrega como um desdobramento da cadeia de suprimentos. Os estudos de caso evidenciam a aplicação do SAP-C (Sistema de Administração da Produção-Civil) para grandes obras públicas, montagens industriais e edificações. Nos estudos de casos, nomes de empresas foram substituídos por nomes fictícios para permitir a discussão dos casos, mantendo-se a veracidade dos fatos.
O texto aborda a sistematização de aspectos da administração da produção na construção civil, integrando os níveis setoriais, organizacional, produtivo e de informação. (Administração de Produção na Construção Civil; José Benedito Sacomano et all ; 2004; Ed. Arte e Ciência). O objetivo maior desta matéria é a introdução da industrialização paulatina da construção civil.
Segundo as próprias empresas de construção civil, os problemas que ocorrem durante a execução da obra partem da premissa que se originam no canteiro de obras e devem ser resolvidos no âmbito operacional. Entretanto, a falta de uma visão estratégica para a obra, causa perdas relacionadas às ações no canteiro de obra, e também a empresa como um todo.
A finalidade deste estudo é tratar o gerenciamento de