Os Direitos Humanos e a Pluralidade Cultural: um estudo de caso sobre a influência da globalização no direito das mulheres na Índia.
Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais – FAJS Curso de Relações Internacionais
Projeto de Pesquisa
Os Direitos Humanos e a Pluralidade Cultural: um estudo de caso sobre a influência da globalização no direito das mulheres na Índia.
Professora: Aline Maria Thomé Arruda
Vinícius do Nascimento Soares
I. TEMA
Os Direitos Humanos e a Pluralidade Cultural: Um estudo de caso sobre a influência da globalização no direito das mulheres na Índia.
II. OBJETO
Esta pesquisa buscará analisar até que ponto o fenômeno da globalização pode influenciar na ideologia de um outro Estado no tocante aos Direitos Humanos. A partir dos conceitos usados por Antônio Gramsci, Anthony Giddens, além de estudiosos como Boaventura de Sousa Santos, analisar-se-á como a implementação dos Direitos Humanos está presente na cultura indiana, limitando-se à causa das mulheres indianas no que diz respeito a seus direitos como indivíduos e como sua cultura influencia em suas decisões. III. PROBLEMA DE PESQUISA Como a globalização pode interferir nos direitos humanos das mulheres indianas e em sua cultura? IV. JUSTIFICATIVA
Os Direitos Humanos têm ganhado um destaque significativo no cenário internacional atual, principalmente após a Segunda Guerra Mundial.
Durante muito tempo os Direitos Humanos foram deixados de lado na agenda internacional dos Estados. A busca por poder dos Estados envolvidos com a Segunda Guerra Mundial não os permitia ver que os indivíduos, ao mesmo tempo que eram beneficiados, eram os mais prejudicados em ter os seus direitos violados.
Com as duas Conferências Mundiais sobre os Direitos Humanos, a primeira realizada em Teerã, em 1968, e a segunda realizada em Viena, em 1993, o mundo começou, de fato, a abrir seus olhos para os indivíduos no âmbito internacional. Nem todos os países, atualmente, ratificaram os tratados