Currículo escolar
Ligada intimamente com o Currículo Escolar temos a diversidade Cultural, que desponta como uma importante maneira de conhecermos e reconhecermos a escola como um lugar por excelência, onde a diversidade se faz presente com todas as suas contradições e desafios que se colocam para os educadores e educadoras que fazem ou pretendem fazer da educação uma ferramenta importante para emancipação humana.
2 CURRÍCULO ESCOLAR
O currículo responde os questionamentos escolares, pois ele define o que, para que e como os conteúdos são trabalhados nas diferentes instituições de ensino. Ele traz em sua bagagem questões econômicas, sociais, políticas, culturais e históricas que vão além de uma simples seletiva de conteúdos disciplinares.
2.1 Definição do termo
O termo Currículo vem do latim Curriculum que traz consigo o significado “ato de correr, atalho, corte” (Cunha, 1986).
O currículo representa o caminho a ser seguido pelo aluno ao longo de sua vida escolar, relacionando conteúdos apropriados e atividades realizadas sob a sistematização da escola. De acordo com Sacristán e Gomez “a escolaridade é um percurso para os alunos/as e o currículo e seu recheio, seu conteúdo o guia do progresso pela escolaridade”.
O currículo escolar deve ser pensado, refletido e compreendido como prática pedagógica e os seus princípios devem ser anotados no PPP (Projeto Político Pedagógico), pois ele envolve todas as pessoas da escola.
Em 1963, o termo foi utilizado pela primeira vez para caracterizar um plano estruturado de estudos, ele