engenharia de software
Introdução UML
A Unified Modelling Language (UML) é uma linguagem ou notação de diagramas para especificar, visualizar e documentar modelos de 'software' orientados por objetos. O UML não é um método de desenvolvimento, o que significa que não lhe diz o que fazer primeiro ou o que fazer depois ou como desenhar o seu sistema, mas ajuda-o a visualizar o seu desenho e a comunicar com os outros. O UML é controlado pelo Object Management Group (OMG) e é a norma da indústria para descrever graficamente o 'software'.
UML é um acrônimo para a expressão Unified Modeling Language. Pela definição de seu nome, vemos que UML é uma linguagem que define uma série de artefatos que nos ajuda na tarefa de modelar e documentar os sistemas orientados a objetos que desenvolvemos.
Ela possui nove tipos de diagramas que são usados para documentar e modelar diversos aspectos dos sistemas.
A maioria dos problemas encontrados em sistemas orientados a objetos tem sua origem na construção do modelo, no desenho do sistema. Muitas vezes as empresas e profissionais não dão muita ênfase à essa fase do projeto, e acabam cometendo diversos erros de análise e modelagem. Isso quando há modelagem, pois nós profissionais da área sabemos que muitas vezes o projeto começa já na fase de codificação.
Linguagem Gráfica de Modelagem para: Visualizar, especificar, construir, documentar, comunicar artefatos de sistemas complexos.
Objetivos da Modelagem é compreender melhor o sistema que estamos desenvolvendo, visualizar o sistema, documentar decisões tomadas, especificar comportamento ou a estrutura de um sistema.
Princípios da Modelagem a escolha dos modelos a serem criados tem profunda influência sobre a maneira como um determinado problema é atacado e como uma solução é definida, cada modelo poderá ser expresso em diferentes níveis de