Relatório de Química Experimental UFSC - experiência 10
1) O ponto de viragem refere-se ao ponto em que titulado e titulante reagem completamente, ou seja, microscopicamente, é quando suas concentrações estequiométricas estão na proporção da equação química da reação e se equivalem. Macroscopicamente ocorre uma mudança de cor, em uma titulação ácido-base com indicador de pH, brusca e permanente na solução amostra que está sendo titulada.
2) Hidróxido de Sódio libera apenas uma hidroxila, enquanto o Ácido Oxálico libera dois cátions Hidrogênio, logo, a estequiometria é 1:2. O volume de Ácido Oxálico é 20 mL e sua concentração é 0,1 molar; a concentração de Hidróxido de Sódio é 0,1 molar e precisamos descobrir seu volume. Logo, adotando índice 1 relativo à base e 2 relativo ao ácido:
C1 . V1 = 2 . C2 . V2
0,1 . V1 = 2 . 0,1 . 20
V1 = 4 / 0,1
V1 = 40 mL.
A equação química da reação é:
2 NaOH + C2H2O4 2 H2O+ + Na2C2O4
2 mol de Hidróxido de Sódio reagem com um mol de Ácido Oxálico para formar 2 mol de água e um mol de Oxalato de Sódio.
3) A padronização é um processo químico que tem por finalidade determinar a concentração mais exata de soluto em uma solução, pois ele será usado para fins quantitativos nos balanços estequiométricos das reações de titulação e deve ser bastante preciso.
4) Sim, pois, sendo a quantidade de água utilizada para apenas mover a gota de titulante uma quantidade suficientemente pequena, lavando a parede com uma pisseta, o resultado final não será alterado.
5) A maneira mais eficiente seria neutralizar o Hidróxido de Sódio com algum ácido e depois descartar os resíduos.
6) A porcentagem de acidez no vinagre, indicada pelo fabricante, é de 4,2%.
A normalidade do Ácido Acético encontrada no vinagre analisado na titulação é 0,72N, logo, a porcentagem em peso será 4,12%.
Cálculos:
Normalidade = Molaridade vezes quantidade de íons H+ ionizáveis.
N = M . v
0,72 = M . 1
M = 0,72 mol/litro
Massa de Ácido