relatório
SINTESE DO TRI-OXALATO MANGANATO (III) DE POTÁSSIO.
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Relatório de aula prática apresentado como requisito parcial para a aprovação na disciplina
Professora responsável:
CURITIBA
2013
INTRODUÇÃO
Grande parte das reações químicas realizadas em laboratórios necessita de uma etapa posterior para a separação e purificação adequadas do produto sintetizado. A purificação de compostos cristalinos impuros é geralmente feita por cristalização a partir de um solvente ou de misturas de solventes. Esta técnica é conhecida por recristalização, e baseia-se na diferença de solubilidade que pode existir entre um composto cristalino e as impurezas presentes no produto da reação. (1)
A recristalização é um método de purificação de compostos orgânicos que são sólidos a temperatura ambiente. O princípio deste método consiste em dissolver o sólido em um solvente quente e logo esfriar lentamente. Na baixa temperatura, o material dissolvido tem menor solubilidade, ocorrendo o crescimento de cristais. Se o processo for lento ocorre a formação de cristais então chamamos de cristalização, se for rápida chamamos de precipitação. O crescimento lento dos cristais, camada por camada, produz um produto puro, assim as impurezas ficam na solução. Quando o esfriamento é rápido as impurezas são arrastadas junto com o precipitado, produzindo um produto impuro. O fator crítico na recristalização é a escolha do solvente. O solvente ideal é aquele que dissolve pouco a frio e muito a quente. (2)
Quando os cristais são submetidos a temperaturas elevadas (processo denominado recozimento), os átomos se deslocarão visando um arranjo mais perfeito e indeformado. O processo de recristalização requer movimentos e rearranjo de átomos. Estes rearranjos para a recristalização ocorrem mais facilmente a altas temperaturas. (3)
O processo de recristalização tem por base a propriedade que muitos compostos variam a solubilidade