introdução ao lab
UFSC – Departamento de Química/Área de Educação Química
QMC 5119 – Introdução ao Laboratório de Química – 2013/2
Prof. Marcos Aires de Brito
Experiência 06: Determinação da massa molar de um gás
1. Introdução
Considerando a dificuldade para se entender o comportamento dos gases reais utiliza-se a estratégia de gás ideal como uma hipótese de trabalho. De fato, trata-se de um tratamento aproximado, mas os gases reais podem ser tratados como ideais quando submetidos a certas condições experimentais tais como baixas pressões e/ou em elevadas temperaturas, pois assim se minimizam as interações intermoleculares.
Realmente, ao se examinar o comportamento experimental de gases reais, através das medidas de volume, temperatura e da quantidade de matéria em função da pressão, observa-se um desvio do comportamento que seria esperado para um gás ideal, onde pV = nRT.
A seguinte Figura demonstra a razão (pV/nRT) em função da pressão para diferentes gases reais na temperatura de 200 K. O valor para um comportamento ideal, que obedece a equação pV = nRT, seria igual a unidade. Na seguinte Figura a linha reta corresponderia ao comportamento de um gás ideal. Ocorre um desvio da idealidade, sendo que para baixas pressões (menores do que
1 atm) o valor da razão tende para a unidade.
G
Gráfico da razão (pV/nRT) em função da pressão para diferentes gases reais na temperatura de 200 K
2
2. Pré-laboratório
1) Veja o seguinte link na internet, com simulações em java, sobre gases ideais http://www.walter-fendt.de/ph14br/gaslaw_br.htm. Faça um breve comentário.
2) Conforme o procedimento inicial a seguir (Determinação da massa molar de um gás), você acha que poderia determinar a massa molar de outros gases, por exemplo
NH3 e SO2, utilizando água? Explique a sua resposta.
2.
Procedimento experimental
Determinação da massa molar de um gás
Procedimento experimental
1) Uma proveta (250 mL) deve ser totalmente preenchida com água e