Ideb
1 desenvolvimento 4 conclusão 6
INTRODUÇÃO
O objetivo do presente estudo tem o intuito de compreender a avaliação da educação básica na perspectiva do Estado Avaliador como mecanismo que gera informações referentes às positividades e fragilidades de uma escola ou de um sistema educacional capaz de subsidiar a gestão. Todo trabalho é o resultado de uma pesquisa ação realizada na Escola Municipal Anedina Almeida Santos e Mercedes de Aguiar com o objetivo de elevar o nível de aprendizagem dos alunos com baixo desempenho nas séries avaliadas pela Prova Brasil, em que os indicadores foram satisfatórios.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) criado pelo INEP em 2007 representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médio de desempenho nas avaliações. Agregando o enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do INEP a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. Calculado a partir dos dados de aprovação obtido no Censo Escolar e médio de desempenho nas avaliações do INEP: o SAEB, para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil, para os municípios.
1 desenvolvimento
O instrumento de coleta de dados consistiu na aplicação de um questionário constando cinco questões abertas nas quais se buscou junto aos professores, identificar os fatores que para eles favorecia ou dificultava a aplicação e a assimilação dos conteúdos trabalhados nas salas de aulas, tendo em vista a realização das provas externas, os principais problemas ou desafios enfrentados, bem como conhecer as formas pelas quais desenvolviam o seu trabalho na escola. Junto aos alunos,