Relatório química geral - introdução às técnicas de lab
Introdução às técnicas de laboratório
Biomedicina – 1˚ Período
Introdução:
Para a realização dos experimentos em química geral, é necessário saber utilizar os equipamentos do laboratório. Cada um deles é específico para determinada função e depende dos objetivos e condições da experiência.
Todo o trabalho realizado deve ter resultados corretos. Então, para minimizar os erros obtidos em um experimento, que pode ocorrer por meio de vários fatores, torna-se indispensável saber a definição de Exatidão e Precisão:
Exatidão de uma medida é a correspondência entre o valor medido e o valor de referência; e Precisão é a concordância entre as várias medidas feitas no experimento. E também saber sobre as definições quantitativas, em que se calcula a média, o desvio padrão e o desvio padrão relativo, bem como os algarismos significativos, a notação científica e suas operações.
Objetivos:
O objetivo desta aula foi apresentar os equipamentos e vidrarias de uso corrente no laboratório e em trabalhos práticos, bem como a maneira correta de empregá-los. E aprender como se deve fazer a leitura de medidas e como expressá-las cientificamente.
Materiais: * Várias vidrarias, como por exemplo: bureta, proveta, pipeta, béquer, tubo de ensaio, entre outros; * Balança, bico de gás, termômetro, tripé e tela de amianto; * Pérolas de vidro; * Reagentes: água destilada, etanol
Procedimentos: 1) Medida da temperatura de ebulição da água:
Primeiro acendemos o bico de gás, e identificamos como regular seus controles, obtendo ora uma chama mais quente, quando se tem mais passagem de oxigênio e com cloração azulada, e ora obtendo uma chama mais fria, quando se fecha a entrada de oxigênio e sua coloração torna-se alaranjada.
Depois colocamos cerca de 100mL de água destilada em um béquer de 250mL com mais 3 pérolas de vidro (para que a água não projetasse para fora do béquer), em cima da tela de amianto, suportada pelo