Analise dos "erros" ortograficos
Sociolinguística
Análise de erros ortográficos de estudantes das séries iniciais da escola básica.
RESUMO
As discussões sobre os “erros” ortográficos são inúmeras e sua importância é inegável. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a discussão proposta por Bortoni-Ricardo e outros pesquisadores da sociolinguística sobre variações linguísticas na fala e na escrita. Por meio de uma pesquisa exploratória e bibliográfica venho buscar elucidar a importância de uma abordagem desse assunto no âmbito escolar em que o professor venha ter uma maior sensibilidade sobre o assunto buscando, assim, ampliar a capacidade comunicativa dos alunos, fazendo com que os mesmo tenham um maior interesse pela leitura, melhorando seu conhecimento gramatical.
INTRODUÇÃO
A maior parte dos “problemas” escolares na fala e na escrita dos alunos está ligada à variação linguística. Cagliari afirma que é diante desse fenômeno que se pode ser intransigente, atribuindo a isso valores de certo e errado de acordo com a gramática normativa, que muitas vezes é manipulada para justificar preconceitos:
“Certo e errado são conceitos pouco honestos que a sociedade usa para marcar os indivíduos e classes sócias pelos modos de falar(...) Essa atitude da sociedade, revela seus preconceitos, pois marca as diferenças linguísticas com marcas de prestígios ou estigmas” (Cagliari, 2009, p.71).
O presente trabalho tem por objetivo apresentar a discussão da variação linguística não apenas como um modo de nos fazer refletir sobre a discriminação decorrente da mesma, mas também para mostrar outra perspectiva de ensino da língua materna, na realização de um trabalho mais direcionado e eficaz à realidade sociolinguística do aluno.
METODOLOGIA
A metodologia da pesquisa é de caráter bibliográfico, exploratório e qualitativo com base em autores/pesquisadores como Rejane