aV1 TOPICOS ESPECIAS DE ADMINISTRAÇÃO
1087 palavras
5 páginas
Após entender o valor de conhecimento (o ativo mais importante numa empresa) como principal bem da nossa sociedade, percebemos que é necessário um fluxo de criação, difusão e utilização do conhecimento.Quais os conceitos que surgem como princípios orientadores para conduta de indivíduos e organizações?
aprendizado - criatividade - flexibilidade - sustentabilidade
2a Questão (Ref.: 201202378025) sem. N/A: Abordagem Oriental x Ocidental
Segundo Nonaka e Takeuchi, existem diferenças básicas entre o pensamento japonês e o ocidental sobre o conhecimento. Essas diferenças residiriam no fato do pensamento ocidental ter uma compreensão estreita do que seja conhecimento, consequentemente, também dos meios para a sua exploração, e de não ter se desvencilhado do dualismo cartesiano impregnado no pensamento ocidental. Para os japoneses, o conhecimento vai além dos dados quantificáveis e das informações codificadas, e o dualismo estaria presente em separações, tais como tácito e explícito, corpo e mente, individual e organizacional, burocracia e força-tarefa, racionalismo e empirismo, planejamento e implementação, entre outros. A proposta principal do trabalho desses autores foi formular uma nova teoria sobre a criação de conhecimento no âmbito organizacional. Para isso, eles investigaram três dimensões do tema: ontológica, epistemológica e temporal. Investigaram também as condições necessárias para a sua criação e exploração.
I. Dimensão ontológica - Está fundamentada no ser e na construção do conhecimento pelo indivíduo, independente do modo pelo qual se manifesta.
II. Dimensão epistemológica - Está fundamentada no conhecimento, na distinção entre o conhecimento tácito e o explícito. Essa teoria estudou a interação entre o conhecimento tácito e o explícito, identificando quatro modos de conversão.
III. Dimensão temporal - Quando as interações na dimensão ontológica e epistemológica se sobrepõem ao longo do tempo (terceira dimensão desta teoria), é formada a