DIFICULDADES NA ESCRITA MINI ARTIGO
Francine Farias Gomes
RESUMO
O presente artigo descreve dados de composições ortográficas a partir da análise de textos produzidos, de forma espontânea de crianças da Escola Pública Municipal Maria Júlia Neves.
As produções escritas analisadas foram coletadas em uma sala de quarta série do ensino fundamental e somam um total de vinte textos. O trabalho busca avaliar e analisar erros ortográficos já categorizados na visão de Cagliari entre outros autores a partir dos quais puderam ser catalogadas várias categorias para análise e compreensão dos erros cometidos pelas mesmas. Os resultados mostraram que em sua maioria os erros derivam das relações que os aprendentes estabelecem entre o conhecimento fonético-fonológico e o sistema gráfico.
Palavras Chave: fonética, fonologia, categorização do erro.
1.
INTRODUÇÃO
Neste estudo buscou-se analisar e caracterizar as alterações ortográficas cometidas por um pequeno grupo de alunos de Ensino Fundamental I, pertencentes uma escola pública municipal situada na sede do município de Marco-CE que tem como clientela alunos que moram tanto no Centro da cidade, como em bairros da periferia além de alguns alunos provenientes da Zona Rural. O grupo estudado não apresentam alterações psicoemocionais ou físicas visíveis que venham alterar a consistência da pesquisa que tem como foco alunos em condições normais de ensino aprendizagem e os erros cometidos pelos mesmos em suas composições escritas livres.
No decorrer deste trabalho espera-se encontrar semelhança entre os erros nos textos produzidos pelos alunos do universo pesquisados e a classificação bibliográfica existente. A categorização das alterações ortográficas de alunos das séries iniciais do ensino fundamental podem nortear professores a observar se tais alterações cometidas por seus alunos são comuns ou não para esta faixa escolar ou em universos semelhantes de pesquisa. Isso poderá não só orientá-los sobre como se portar diante de