Polui O Atmosferica
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL
Anderson de Morais
André Quirino
Flavia Andrade
Lucélia Oliveira
Poluição Atmosférica
JOÃO PESSOA
2014
Anderson de Morais
André Quirino
Flavia Andrade
Lucélia Oliveira
Poluição Atmosférica
Trabalho apresentado à disciplina Química Geral do Curso Bacharelado em Engenharia Ambiental, Faculdade Internacional da Paraíba como requisito parcial de avaliação.
Professor: Marco Aurélio
JOÃO PESSOA
2014
“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplauso”.
“A persistência é o menor caminho do êxito”.
Charles Chaplin
Sumário
1. INTRODUÇÃO 5
2. POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA 6
3. COMPOSIÇÃO DO AR LIMPO 6
4. CLASSIFICAÇÃO DOS POLUENTES ATMOSFÉRICOS 7
5. EFEITOS DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA 7
5.1. SMOG 8
5.2. CHUVAS ACIDAS 9
5.3. EFEITO STUFA 10
5.4. DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZONIO 11
6. A EVOLUÇÃO DA POLUIÇÃO ATMOSFERICA AO LONGO DO TEMPO 12
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
8. REFERÊNCIAS 14
1. INTRODUÇÃO
O desenvolvimento quer industrial, quer urbano, tem originado em todo o mundo um aumento crescente da emissão de poluentes atmosféricos. No entanto, a poluição do ar, devido às características da circulação atmosférica e devido à permanência de alguns poluentes na atmosfera por largos períodos de tempo, apresenta um carácter transfronteiriço e é responsável por alterações ao nível planetário, obrigando à conjugação de esforços a nível internacional. São deste modo, exigidas ações para prevenir ou reduzir os efeitos da degradação da qualidade do ar, o que já foi demonstrado ser compatível com o desenvolvimento industrial e social. A gestão da qualidade do ar envolve a definição de limites de concentração dos poluentes na atmosfera, a limitação de emissão dos mesmos, bem como a intervenção no processo de