projeto de pesquisa
Helaine Cristina Munhoz
A INTERFERÊNCIA NA ORALIDADE: LEITURA X ESCRITA, UMA ANÁLISE DE ERROS ORTÓGRAFICOS NA FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Maringá
2013
Curso de Especialização em: Educação de Jovens e Adultos
Helaine Cristina Munhoz
A INTERFERÊNCIA NA ORALIDADE: LEITURA X ESCRITA, UMA ANÁLISE DE ERROS ORTÓGRAFICOS NA FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Educação de Jovens e Adultos.
Maringá
2013
1. Introdução
Saber os motivos que levou um indivíduo a parar os estudos no meio do ciclo, ainda é tarefa árdua para a educação. Pois há vários motivos, alguns abandonam pela necessidade de auxiliar com as despesas familiares, outras pela gravidez precoce, com a chegada de um primeiro filho na adolescência, que faz com que as meninas deixem de estudar para cuidarem do bebê e ainda podemos colocar os problemas enfrentados com a pobreza, uso de drogas, exploração infantil e até mesmo a violência. Mas ainda podemos colocar que a desmotivação, aquela que o aluno perde o interesse pelo o que a escola oferece, e depois retorna quando percebe a importância dos estudos, a reprovação e a evasão também são fatores que auxiliam. Há entre outros motivos que também poderíamos citar, mas registramos alguns deles.
Todavia, é necessário realizar estudos para saber os motivos que levaram essas pessoas a interromper, por um período longo, ou curto, os seus aprendizados. Ainda é necessário levar em consideração o que os profissionais da área reagiram perante a essa situação. Para isso, uma reflexão deve ser feita, utilizando a metodologia utilizada pelos docentes. Entretanto o educador precisa buscar meios, estudar e ampliar a sua linguagem, modificar o seu ensinamento, buscar as origens, trazer material, utilizar