Sustentabilidade
Durante muito tempo, a água foi considerada como um bem inesgotável. Para melhor controle da utilização desse recurso natural, foram criadas formas de conter o alto consumo de água pela sociedade. Uma delas foi à utilização de instrumentos que pudessem regular de forma econômica esse consumo: como a cobrança pelo uso. Existem muitos fatores que podem levar ao mau gerenciamento da água, entre eles o demasiado consumo nos empreendimentos hoteleiros, onde seus proprietários preferem continuar a pagar pelo recurso natural ao invés de adotar algumas formas de fazer o seu reúso.
Pensando dessa forma, com o alto consumo de água e a grande escassez desse bem natural, concluí-se que já está na hora de serem tomadas medidas de precaução pelo dos donos desses empreendimentos, oferecendo treinamentos para seus funcionários e criando formas para reaproveitamento da água utilizada dentro do hotel.
Este trabalho tem como objetivos específicos fazer um levantamento do consumo de água, analisando a viabilidade de implantação de projetos para a adoção do reúso da água; identificando quais as formas de reaproveitamento da água utilizada; diagnosticar os principais setores que estejam envolvidos com o consumo de água; e, finalizando, sugerir ações sustentáveis para o hotel referentes ao reúso da água e a diminuição de seus custos.
A aplicação de tecnologia para reduzir os desperdícios em todo o estabelecimento propicia a sustentabilidade financeira e ambiental para este hotel. Deve-se considerar que essas ações sustentáveis trarão benefícios para as gerações futuras da região de atuação do hotel, dando-lhes acesso a este recurso natural no futuro.
2- REVISÃO DA LITERATURA
O conceito de desenvolvimento sustentável teve seus princípios quando houve um amadurecimento da consciência daqueles que o aplicam, e que tem o conhecimento das diversas situações sociais e ambientais que ocorrem nas localidades, sem excluir os conhecimentos