Os desafios da comunicação dentro das organizações
OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO
DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES
Gestão em Marketing - FAECE
Comunicação Empresarial
O objetivo desse estudo é fazer uma análise profunda das características do consumidor interno das organizações privadas, levando em consideração que a relação de trabalho com a empresa impõe certas peculiaridades no consumo da comunicação dentro da organização, abrangendo todos os canais existentes e equilibrando todos os fluxos de informação (vertical, horizontal, lateral). Será apresentado o objetivo e a importância de uma comunicação interna sólida e os benefícios para a empresa e para os funcionários.
Era uma vez a comunicação e as empresas
A partir da década de 70 as organizações buscaram uma comunicação unificada que integrasse as três vertentes da comunicação empresarial: São elas: 1. Comunicação Mercadológica: que trata da publicidade do negócio para com o público externo. 2. Comunicação Institucional: que cuida do posicionamento e da marca perante o público em geral. 3. Comunicação Interna ou organizacional: que fala com o público interno.
No Brasil, esse conceito começou a ser percebido na década de 1980 com a criação da Gerência de Comunicação Social da empresa Rhodia S.A. (1985).
A comunicação interna hoje tem se preocupado em estruturar um setor com profissionais de comunicação, geralmente dentro dos Recursos Humanos e em algumas vezes, dentro do Marketing com o objetivo de institucionalizar a comunicação entre a empresa e seus empregados, gerando transparência e melhorando o ambiente de trabalho.
Nas organizações, uma das tarefas mais difíceis é ter acesso e controle de todos os fluxos de informação que circulam. O principal fluxo é o descendente, caracterizado pelas informações que partem dos níveis mais altos da hierarquia para os mais baixos. Outro fluxo importante é o ascendente que podem ter grande impacto nos resultados, já que envolve a base da hierarquia empresarial. E o fluxo lateral, que se dá em menor escala, mas