Economia
FACULDADE NATALENSE DE ENSINO E CULTURA CURSO: Recursos Humanos DISCIPLINA: Economia e Mercado PROFESSOR: Ricardo Vítor ALUNA: Maria da Celeste da silva
ASSUNTOS:
• Sistema Monetário; • Sistema Financeiro; • Economia brasileira
NATAL/2012
SISTEMA MONETÁRIO
Segundo Bruno Ratti (2001), sistema monetário é o conjunto das diversas moedas que circulam em um país, guardando entre si relações definidas de valor, de acordo com normas legais estabelecidas pelas autoridades monetárias.
As autoridades monetárias de um país, ao criar um sistema monetário vão, através de uma lei, determinar o quantum de um metal precioso (ouro ou prata) que cada unidade monetária deverá conter, ou seja, determinam o padrão monetário. Atualmente não existem mais sistemas monetários com padrões expressos em termos de metal precioso. O valor do padrão monetário era determinado tomando como base de cálculo o valor de mercado do metal precioso, na época de sua fixação. Por exemplo, o padrão monetário do cruzeiro era de 0,048.036.3 gramas de ouro fino.
Padrão monetário é a denominação que se dá à moeda de um país. Entre 1833 e 2002, o Brasil teve 9 padrões monetários. O advento da Unidade do Sistema Monetário Brasileiro, nos padrões atuais, ocorreu no século passado, quando a Casa da Moeda, na época situada no Estado da Bahia, imprimiu as primeiras cédulas do real (plural = réis).
Há uma visualização na próxima página, de um quadro para melhor entendimento da Unidade do Sistema Monetário Brasileiro.
[pic]
:
SISTEMA FINANCEIRO
Sistema Financeiro Nacional
O Sistema Financeiro Nacional é constituído: • do Conselho Monetário Nacional; • Do Banco Central do Brasil; - do Banco do Brasil S.A.; • Do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social; - das demais instituições financeiras públicas e privadas.
A