Comportamento organizacional
ATPS – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
“Trabalho Acadêmico”.
São Luís- MA, 21/04/2012.
São Luis - MA
2012
Introdução: O objetivo deste trabalho é contribuir para a discussão e a viabilização da inovação nas organizações. Saber lidar com o erro, ter uma política de reconhecimento e investir em capacitação, estratégia e gestão do conhecimento são algumas das características. Os conceitos associados apresenta um processo de motivação como incentivo nas organizações.
Capitulo 1
Comportamento Organizacional, segundo Andrew J. DuBrin – é o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento.
Chiavenato, define o Comportamento Organizacional, como sendo o estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.
Comportamento organizacional está diretamente associado ao estudo do comportamento social e psicológico dos indivíduos nas organizações, bem como suas ações e atitudes como grupo no ambiente laboral,Objetivando diminuir o absentísmo e a rotatividade e com isso aumentar a produtividade dos mesmo na organização.
As pessoas passam uma boa parte da sua vida vivendo ou trabalhando dentro de Organizações. A produtividade em relação aos bens e serviços ali produzidos,não pode ser desenvolvida por pessoas que trabalham sozinhas, é necessário que haja trabalho em equipe, pois,quanto mais mecanizada for a sociedade, as organizações tomaram dimensões enormes, e se tornarão muito mais complexas.A rotina do individuo passa a girar em torno do cotidiano da empresa. Na proporção em que as Organizações crescem e