Os desafios da avaliação na educação infantil
“Brincar com a criança não é perder tempo, é ganhá-lo. Se é triste ver meninos sem escola, mas triste ainda é vê-los enfileirados em salas sem ar, com atividades estéreis sem importância alguma para a formação humana.”
Drumonnd
RESUMO
Este artigo visa lançar um olhar sobre a avaliação dentro da educação infantil e os desafios que apresenta,desde sua aplicabilidade até os resultados que produz efetivamente.
Observaremos aqui qual o papel da avaliação no desenvolvimento do trabalho escolar e possibilidades de aplicação. Para que,o que e como avaliar são reflexões contínuas no dia a dia do educador,para que não perca o objetivo principal que é o bom desempenho do aluno.
Para início de conversa, é necessário pensar a respeito do que significa aprendizagem,que pode ser explicada sobre o olhar de diferentes abordagens,sejam elas sociais,cognitivas ou emocionais.
INTRODUÇÃO
O referido tema "Avaliação na Educação Infantil" é um assunto polêmico, pois outrora o enfoque dado á Educação Infantil era mais voltado ao assistencialismo com a finalidade de cuidados básicos principalmente para crianças de baixa renda, mas com o passar do tempo surge uma nova visão sobre a infância, para Snyderes, 1984. A visão da criança que se criou neste contexto por parte do adulto que mantinham sobre os pequenos um jogo inquestionável que crescia à medida que eles iam sendo isolados do processo de produção. Com visão da situação acima, todas as crianças tem o direito, de estar na sala de aula, e o educador tem que avaliar a criança em um todo considerando os seus conhecimentos prévios e culturais "Fica claro que o professor não e um transmissor de um conhecimento, e sim aquele que prepara as melhores condições para que sua construção se efetue.."
(Moretto, 2005: 38).
Mas para que possa haver resultado positivo é necessário que todos se envolvam na educação, vistam camisa do compromisso e sejam justos com seus deveres.
O tema avaliação